Envelopamento de ônibus

Gostou? compartilhe!


Fonte: (Envelopamento de ônibus de banda)

O envelopamento automotivo ou plotagem (como chamam os profissionais da área) é uma técnica que consiste em caracterizar a pintura do automóvel através de um adesivo com propriedade de aderência, foscalização ou até mesmo cores sobre a pintura original. Atualmente, conforme a grande demanda do procedimento, é possível realizar o envelopamento de ônibus, carros, micro-ônibus e automóveis em geral.

Como surgiu a modalidade?

A plotagem surgiu como uma moda nos Estados Unidos, ganhando grande expansão no mercado automotivo brasileiro. A técnica consiste em cobrir o carro por completo ou apenas algumas partes com película adesiva, que pode ser fosca ou até mesmo colorida. A duração da camada envelopada é de aproximadamente 2 anos caso seja aplicada em condições extremas. Antes, o método que inicialmente era aderido apenas para proteção da lataria, hoje, adquiriu a estética como apoio comercial.

Onde pode ser utilizada a técnica de adesivagem?

A técnica de envelopamento consiste em nada mais nada menos que adesivar superfícies. A modalidade que surgiu nos Estados Unidos começou fazendo sucesso no meio automobilístico, hoje é possível adesivar não só carros, mas móveis, eletrodomésticos e até mesmo paredes. Além de proporcionar uma grande versatilidade, ela pode ser feita em diferentes superfícies.

Para quem deseja adesivar não somente um veículo, a técnica permite que você realize o envelopamento de ambas mobílias de um lar por exemplo. O mercado proporciona uma variedade de cores, estampas e texturas para que possa se adequar não somente com o seu ambiente mas também com a sua identidade pessoal. A técnica de adesivagem proporciona a impermeabilidade e resistência ao produto, fazendo com que o eletrodoméstico ou móvel tenha uma maior durabilidade, garantindo proteção contra umidade e poeira. Caso tenha uma boa manutenção, a técnica pode durar cerca de 7 anos.

Vantagens de envelopar um veículo

Os raios solares é um dos fatores que causam dano a pintura e ao acabamento de um automóvel, sendo o envelopamento de veículos uma das melhores técnicas para protegê-lo. O material utilizado para realizar o processo é o PVC (vinil), que possui uma ampla durabilidade e resistência.

Algo que é muito considerável é fato do produto não danificar o veículo. Independente do tempo, ao retirar o adesivo que envelopa, a pintura estará em perfeito estado, isto porque todos os materiais utilizados são preparados e escolhidos para não alterar a configuração original do veículo. Apesar desta vantagem, é aconselhável que não ultrapasse o limite de sete anos de envelopamento seguidos, do contrário, o adesivo pode perder a sua elasticidade e acabar descascando.

Outra opção para quem não deseja mudar a aparência do carro, mas sim protegê-lo, aderir a película de poliuretano, que é incolor e cuida da aparência original do veículo, protegendo-o de arranhões, pedras, riscos. Para quem busca por custo-benefício, a técnica de envelopagem é cerca de 50% mais barata do que uma pintura definitiva e dificulta o roubo do automóvel, pois é bem difícil um carro envelopado ser roubado por chamar muita atenção.

"O envelopamento permite que o proprietário personalize o veículo de acordo com seu gosto, podendo até mesmo mudar a cor do carro" - Marco Antonio Paes

Como evitar problemas com envelopamento de veículos

Para quem opta pela adesivagem automotiva, é ideal que fique atento com algumas questões. Quando há alguma alteração na cor original do veículo, é necessário registrar a mudança no Departamento Estadual de Trânsito. Além de fazer uma vistoria no veículo, há uma grande precisão de emitir um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e uma guia da alteração de característica do veículo, evitando assim problemas ao utilizá-lo. Caso o veículo não esteja dentro das normas padrões, ao transitar irregularmente com o automóvel pelas ruas pode causar uma multa grave a seu condutor e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Dicas de preservação do adesivo

A preservação do adesivo veicular não requer grandes cuidados como muitos imaginam. É importante evitar excessos ou falta de zelo, para que assim a durabilidade do produto seja garantida. A lavagem pode ser feita através de água e sabão neutro, não sendo necessário nenhum outro produto. Algumas pessoas fazem a aplicação de cera automotiva, mas este produto em reação com o sol pode causar corrosão do adesivo. A falta de lavagem frequente do veículo também pode prejudicar a pintura.

Durante a retirada do adesivo, pode ficar um pouco de vestígios cola na lataria. Essa cola, porém, deve ser retirada apenas com um removedor próprio. A remoção dos adesivos é simples e rápida, demora em torno de meio dia. Se a pintura do carro for original não há possibilidade de a tinta do veículo sair junto com o adesivo.

Utilização do adesivo automotivo

Atualmente a plotagem em veículos se tornou uma das opções mais viáveis para quem deseja ter uma alternativa para a pintura de automóvel. Primeiramente o método de envelopar automóveis tinha apenas utilidade para o meio publicitário, pois os carros eram adesivados com o emblema do anúncio, fazendo então uma propaganda.

É comum notar o uso do adesivo automotivo em diversos modelos de veículos, não só por estética mas por necessidade ou como método de divulgação. O envelopamento de ônibus por exemplo, é utilizado em veículos que fazem o transporte de bandas ou artistas. Em carros empresariais é comum ver essa técnica, divulgando assim o produto, marca ou empresa.

Quais são os tipos de plotagem mais utilizada no mercado?

As mais comuns no mercado automotivo são as películas coloridas que se comparam com a pintura do veículo, sendo elas foscas, black piano ou sky window, que reflete a luz do céu e dá a impressão de ser espelhada, imitando carros importados.

Essa técnica é mais procurada por homens da faixa etária entre 20 e 40 anos de idade. Os mais jovens costumam procurar por conta da estética diferenciada que o procedimento proporciona e já os mais velhos optam com o objetivo de adquirir uma proteção maior para a pintura do veículo.

Tipos de envelopamento de carros

Nem sempre optar pelo custo-benefício é a opção mais adequada para quem deseja envelopar um carro. Aplicar o produto errado pode prejudicar de forma grande a carroceria e a pintura do veículo, como risco e resto de cola, que no caso são bem difíceis de remover.

O material utilizado deve ser próprio para automóveis, sendo uma adesivo de alto padrão, resistente a altas temperaturas, chuva e outros desgastes decorrentes, sem deixar rastros ou danificar a pintura do carro.

O tipo de envelopamento mais utilizado é o com PVC vinil. Este modelo de adesivo é o mais acessível e recebe um preparo na parte externa, aumentando a proteção da pintura do veículo.

Além do PVC vinil, outro adesivo existente é um modelo totalmente transparente, composto de poliuretano que confere alta resistência aumentando a proteção da lataria do veículo contra riscos e pequenos amassados.

Atualmente uma nova modalidade que começa a surtir efeito bastante interessante e eficaz é o envelopamento líquido, feito com uma tinta. A opção elimina o risco de bolhas e má colagem dos métodos tradicionais, além de permitir a utilização de buchas para a lavagem do carro, protege de riscos e dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.

Aplicação e remoção

Para quem deseja aderir a técnica, procurar por uma empresa ou profissional qualificados do ramo é imprescindível. O envelopamento de veículos deve sempre ser iniciado de trás pra frente, ou seja, começando no porta-malas, em direção ao capô. A aplicação deve ser feita dessa forma para que não ocorra resistência do vento, e nem o risco de desgrudar quando o carro quando ele estiver em movimento.

Já o processo de remoção também deve ser cuidadoso, pois mesmo com a película adequada pode ocorrer danos na retirada do adesivo.

Cuidados que devem ser tomados

Fonte:(Xprint BH)

Ao envelopar o capô:

Cuidado ao viajar com o automóvel, a película não irá proteger o veículo de riscos profundos, sendo assim, as marcas de pedra em carros que viajam muito irão rasgar a camada envelopada no capô e por consequência irá resultar em remoção de todo o adesivo.

Ao envelopar o teto:

Observe se o teto não possui pequenos amassados, pois quando o aplicador passa o envelope, se o material utilizado não for bom, poderá criar uma bolha no local e com isso a sua durabilidade será menor do que a esperada.

Ao envelopar o veículo por completo:

Se o carro for colorido, você terá que dar andamento ao processo de alteração de cor do veículo e passar por uma variedade de procedimentos burocráticos. Por necessitar de uma desmontagem completa do automóvel, é necessário procurar por uma empresa qualificada, pois nem todos fazem a montagem correta das peças.

Procurando por envelopamento de ônibus?

O envelopamento de ônibus é um dos procedimentos mais procurados por empresas que desejam fazer a divulgação de marca, produto e principalmente artistas e bandas. Quando um cantor necessita fazer um show em lugares não tão distantes, os ônibus têm um papel fundamental para fazer o transporte da equipe de som e principalmente dos instrumentos utilizados durante os shows.

A personalização do veículo é baseada em uma fotografia do artista ou banda, direto com o seu logotipo e uma caracterização especial. O envelopamento de ônibus de bandas e artistas em geral apresentam um adesivo especial, sendo qualificado para a utilização diária. Além da estética diferenciada, o veículo utilizado pela banda possui uma acomodação especial, podendo possuir camas, televisão, dvd’s, o que proporciona conforto para todos os passageiros. Por conta do grande tempo que se passa dentro do ônibus, é comum que estes automóveis sejam equipados com poltronas especiais e possuam variados aspectos do artista, representando a sua identidade pessoal.

Para saber mais sobre a técnica de envelopamento de ônibus, assista ao vídeo abaixo:

Onde encontrar envelopamento de ônibus?

Fonte: (Carbonne)



Para quem deseja realizar o procedimento, a busca por uma empresa qualificada para realizá-lo é imprescindível, evitando assim que ocorra erros posteriores ou até mesmo durante o processo. Atuando há cerca de 5 anos no mercado de comunicação e possuindo uma experiência maior do que 15 anos no mercado sing, a RLM Comunicação Visual ajuda os seus clientes a realizar projetos de sinalização em prazos reduzidos. A empresa atende aos mais variados segmentos, podendo citar principalmente as agências de propaganda, montadoras de eventos, shoppings e varejistas.

A RLM Comunicação Visual oferece uma solução completa em todos os formatos e nas mais variadas mídias disponíveis, de forma que integre a sua experiência em impressão e instalação, juntamente com o mercado publicitário. Utilizando equipamentos com a mais alta tecnologia e qualificação, as impressões realizadas pela empresa são indicadas para inúmeras aplicações, sendo elas internas ou externas, como por exemplo em painéis, banners, cartazes, adesivos, placas, displays, móbiles e muitas outras.

Possuindo a solução certa para trabalhos com prazos apertados, a empresa fornece um serviço qualificado para os seus clientes, com o objetivo de garantir a sua total satisfação. A RLM Comunicação Visual tem a missão de expandir o seu negócio, atendendo todo território nacional e tendo como foco satisfazer todos os clientes atendidos. A empresa possui uma equipe de profissionais altamente qualificados para a realização dos serviços e disponibilização dos produtos.

Conheça alguns dos serviços oferecidos pela RLM Comunicação Visual:

Para obter mais informações sobre os procedimentos da empresa, entre em contato com e adquira serviços amplamente qualificados.

Para saber mais sobre Envelopamento de ônibus

Ligue para ou para ou faça uma cotação


Produtos relacionados


Regiões de Atendimento


  • Verifique as regiões que atendemos
  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bixiga
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Glicério
  • Higienópolis
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belenzinho
  • Belém
  • Cidade Líder
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guaianases
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Mooca
  • Parque São Jorge
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Parque do Carmo
  • Penha
  • Penha de França
  • Piqueri
  • Ponte Rasa
  • Sapopemba
  • São Mateus
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Dalila
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • Vila Ré
  • Água Rasa

Faça sua cotação

Informações Pessoais

Informações de contato ou cotação

A Cotação foi enviada com sucesso

Estamos enviando um email com nossos dados para contato

RLM Comunicação Visual

Endereço: Rua Doutor Ivan Maia de Vasconcelos, 83
- Cidade Patriarca - São Paulo - SP
CEP: 03552-130

Email: arquivos@fixaprint.com.br

(11) 4508-3745

(11) 96905-0691

(11) 97250-0111